1 de outubro de 2016

O ESTILO VITORIANO

Muito se ouve falar em estilo Vitoriano , casas de bonecas vitorianas, mas afinal de onde vem o termo Vitoriano? Muitos se calhar já o sabem no entanto deixo aqui o meu resumo sobre este tema.
Os artesãos de casas de bonecas e os seus adeptos costumam gostar muito deste estilo pois ele é uma fonte inesgotável tanto a nível arquitectónico como decorativo.
Este estilo tem origem em Inglaterra no período entre 1837 até 1901 . Durante este período Inglaterra foi reinada pela rainha Vitória I e o país viveu momentos de máximo esplendor . Toda a coroa tinha grande prestigio e o clima social era muito bom devido aos êxitos militares na Índia , ao desenvolvimento cultural  e à prosperidade quer da revolução industrial quer das minas de ferro e carvão proporcionaram.
Uma nova burguesia começa  a enriquecer com as novas industrias e o comércio ultramarino que a leva a reflectir tal riqueza na decoração das suas casas.
Assim sendo nasce um estilo pesado e ostentoso ao qual se dá o nome de ESTILO VITORIANO.
Nesta época surge o aparecimento da casa de banho como como divisão independente destinada à higiene diária. Além disso as casa já possuem água corrente e luz, primeiro de gás e mais tarde eléctrica, embora em geral , os interiores fossem escuros e pesados devido ao excesso de ornamentos e ao uso de enormes e pesados cortinados com os seus respectivos reposteiros.
No mobiliário surgem grande variedade de madeiras exóticas, como pau-santo ou raiz de nogueira, mas é sobretudo o mogno que continua a ser o preferido .
As casas costumavam ter os tectos altos e decorados com sancas de estuque e com florões de estuque por onde pendiam o candeeiro.
Nesta época paramentavam-se muito as paredes com tecidos pesados no caso dos cortinados , estes também adornados de borlas e ostentosas franjas.

Por isto e muito mais razões este estilo é perfeito para quem gosta de casas de bonevas ou se está a iniciar neste hobbie viciante , pois com este estilo conseguimos sempre misturar muitas peças que normalmente funcionam bem e nos transportam para esta era de progresso na Inglaterra.



                                          CREDITO FOTO: PLANETA DE AGOSTINI


Até breve, Boas minis...


Sem comentários:

Enviar um comentário